Duas pequenas embarcações que transportavam 90 migrantes cruzaram o canal da Mancha, entre França e o Reino Unido, no dia de Natal. A informação foi avançada pelo ministério da Defesa britânico.
"Ninguém deveria colocar a vida em risco ao fazer viagens perigosas e ilegais. Iremos além para enfrentar os gangues que conduzem isto, usando todas as ferramentas à nossa disposição para impedir a migração ilegal e interromper o modelo de negócios dos traficantes de pessoas", disse um porta-voz do ministério, citado pela BBC.
Ao longo do ano de 2022, segundo os números oficiais, mais de 45 mil migrantes realizaram a perigosa travessia marítima entre França e o Reino Unido, o que representa um significativo aumento relativamente a 2021, ano em que se contaram 28.500 migrantes a fazer a viagem.
Segundo avança a cadeia televisiva britânica, os 90 migrantes que cruzaram o canal no dia de Natal foram levados para o centro de processamento Western Jet Foil, em Dover.
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, fez da luta contra a migração ilegal uma das 'bandeiras' do seu mandato e, entre outras medidas, anunciou, no início deste mês, a contratação de 700 pessoas para monitorizar pequenas embarcações que cruzem o canal.
Leia Também: Tribunal britânico diz que emigrantes podem ficar sem atualizar estatuto