Impostos de Trump vão ser tornados públicos na sexta-feira
As declarações fiscais do antigo presidente norte-americano, entre 2015 e 2021, vão ser publicados na sexta-feira, depois de pressão do partido Democrata no Congresso norte-americano.
© Getty
Mundo EUA
É oficial, o mundo ficará a conhecer as declarações fiscais do antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira. Isto após, na semana, passada, a medida ter sido aprovada em votação de um comité da Câmara dos Representantes dos EUA, com maioria democrata, cujo porta-voz confirmou o momento da divulgação em um comunicado à Reuters, na terça-feira.
Esse mesmo comité obteve as declarações fiscais de Trump entre 2015 e 2021 no mês passado, no âmbito de uma investigação sobre os impostos do antigo presidente, após uma longa batalha judicial que culminou numa decisão do Tribunal Supremo dos EUA em seu favor.
Anteriormente, o New York Times divulgou alguns excertos das declarações fiscais de Trump, no âmbito de uma grande investigação que revelou perdas graves sofridas pelo magnata do setor imobiliário, que se terá envolvido em extensa evasão fiscal.
Já na semana passada, o comité divulgou um relatório com as suas conclusões sobre o tema, segundo o qual o Internal Revenue Service (IRS, equivalente às Finanças em Portugal) quebrou as suas próprias regras, ao não auditar Trump durante três dos quatro anos da sua presidência.
Trump foi o primeiro candidato presidencial em décadas a não divulgar as suas declarações fiscais durante qualquer uma das suas campanhas presidenciais.
Leia Também: EUA. Câmara dos Representantes aperta controlo fiscal sobre presidentes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com