Um homem foi detido após roubar duas obras de arte da Galeria de Belas Artes de Vancouver, no Canadá, em dois dias seguidos: na sexta-feira e no sábado. As esculturas, avaliadas no total em 40 mil dólares canadianos [cerca de 28 mil euros], foram recuperadas pelas autoridades.
Citado pela imprensa local, Dror Darel, diretor da galeria, revelou que o homem roubou uma escultura de 30 mil dólares [21 mil euros] na sexta-feira e regressou ao mesmo local no sábado para roubar uma outra peça de sete mil dólares [cinco mil euros].
O responsável revelou ainda que ambas as esculturas são da autoria do artista Rudolf Sokolovski. O primeiro roubo passou despercebido porque Darel estava distraído a ajudar outro cliente. Já o segundo, foi captado pelas câmaras de segurança.
“Levou oito segundos a entrar, levantar a escultura e a sair a pé”, explicou. “Eu não podia sair da galeria porque temos aqui centenas de milhares de dólares em obras de arte”.
Após ter sido apresentada queixa, o suspeito foi rapidamente identificado pela polícia como Francis Boivin, de 50 anos. “Ele é um delinquente crónico. Conhecemo-lo bem”, disse o sargento Steve Addison, do Departamento de Polícia de Vancouver.
O homem foi abordado pelas autoridades à porta de casa, quando voltava da galeria com a escultura. Durante uma busca domiciliária, foi encontrada a primeira peça roubada.
Leia Também: Facebook acusado de segmentação discriminatória de publicidade no Canadá