EUA sancionam indivíduos ligados a empresas iranianas de drones
"Continuaremos a usar todas as ferramentas à nossa disposição para negar a Putin as armas que ele está a usar para travar sua guerra bárbara", disse Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA.
© REUTERS/Leah Millis
Mundo Guerra na Ucrânia
Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram novas sanções contra indivíduos com ligações a fabricantes de drones iranianos, que estarão a ser usados pelo Exército russo na Ucrânia.
Segundo um comunicado do Departamento do tesouro dos EUA, citado pelo The Guardian, estas sanções vão afetar seis executivos e membros do conselho da Qods Aviation Industries (QAI), também conhecida como Light Airplanes Design and Manufacturing Industries, que é um importante fabricante iraniano de drones.
"Continuaremos a usar todas as ferramentas à nossa disposição para negar a Putin as armas que ele está a usar para travar sua guerra bárbara e não provocada contra a Ucrânia", afirmou a secretária do Tesouro, Janet Yellen, na mesma nota.
"A dependência do Kremlin de fornecedores de último recurso, como o Irão, mostra o seu desespero diante da brava resistência ucraniana e o sucesso da nossa coesão global em interromper as cadeias de provisões militares russos e negar-lhes o que precisam para substituir as armas perdidas no campo de batalha", acrescentou.
Sublinhe-se que, anteriormente, Washington já havia imposto sanções a pessoas e empresas acusas de produzir ou transferir drones iranianos para a Rússia.
Também em dezembro, o Conselho da União Europeia (UE) aprovou um nono pacote de sanções à Rússia, que incluía restrições no acesso das forças russas a drones.
Leia Também: Governo de Sevastopol diz que foram abatidos 'drones' perto de aeródromo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com