Recuperados documentos históricos de Madrid. Estavam à venda na internet
Documentos estavam à venda por preços entre os 90 e os 250 euros.
© Polícia Nacional
Mundo Espanha
A Polícia Nacional espanhola recuperou quatro arquivos históricos, dois dos quais de 1827 e outros dois de 1823, e um livro escrito com uma caneta bico de pena, de 1942. Segundo revelou a autoridade, num comunicado divulgado esta terça-feira, todos os artigos tinham sido colocados à venda na internet, com preços entre os 90 e os 250 euros.
A investigação teve início após uma denúncia da Comunidade de Madrid, que alertou para a venda na Internet de um livro do seu património documental, bem como de dois arquivos da Câmara Municipal de Ciempozuelos.
“Ambos os arquivos foram postos à venda no mesmo site que o livro. A denúncia especificava também que o livro tinha um preço de venda de 250 euros, enquanto a comunicação afirmava que o primeiro dos pacotes tinha sido vendido por 100 euros e o segundo por 125 euros”, revelou a Polícia Nacional.
Durante as diligências policiais, foi possível identificar os vendedores e recuperar os três documentos, que foram depois devolvidos ao Arquivo Regional da Comunidade de Madrid.
Recuperados en #Madrid 4 legajos del siglo XIX y un libro de 1942 escrito a plumilla que habían sido puestos a la venta en #Internet
— Policía Nacional (@policia) January 10, 2023
Dos de los legajos pertenecían al Ayuntamiento de #Ciempozuelos y los otros dos pertenecían al Ayuntamiento de #Chinchón pic.twitter.com/9jh48oZl7R
Mais tarde, foram identificados dois novos arquivos à venda na Internet, desta vez pertencentes à Câmara Municipal de Chinchón, também em Madrid. Os documentos, ambos datados de 1823, estavam à venda por 90 e 125 euros.
O vendedor foi identificado e os documentos entregues ao Serviço de Arquivo e Biblioteca da Câmara Municipal de Chinchón.
Leia Também: Espanha. Menina de quatro anos hospitalizada após ser mordida por cão
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com