A Ucrânia receberá o primeiro pagamento do pacote de assistência macrofinanceira da União Europeia, no valor de 18 mil milhões de euros. De acordo com o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, o pagamento de três mil milhões de euros "acontecerá ainda esta semana".
"Isso vai ajudar a Ucrânia a cobrir as suas necessidades prementes – com um fluxo estável de pagamentos ao longo do ano. Vamos ficar com a Ucrânia o tempo que for necessário", refere o responsável europeu numa publicação na rede social Twitter.
Recorde-se que este apoio já havia sido anunciado no início do mês de novembro, tendo a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, comunicado a Volodymyr Zelensky esta proposta de apoio à Ucrânia.
Honoured to sign MoU on behalf of the EU to provide Ukraine 🇺🇦 with 🇪🇺 financing in 2023 – up to €18 bln in loans.
— Valdis Dombrovskis (@VDombrovskis) January 16, 2023
First payment of €3 bln to follow later this week.
This will help Ukraine cover its pressing needs – with stable flow of payments throughout year. pic.twitter.com/8to24KiGUu
"A presidente von der Leyen informou ao presidente Zelensky que esta semana proporia um grande pacote financeiro da UE, de até 1,5 mil milhões de euros por mês, para um total de até 18 mil milhões de euros, o que contribuiria significativamente para atender às necessidades de financiamento da Ucrânia para 2023", lia-se em comunicado da Comissão Europeia.
A nota acrescentava que o dinheiro iria seguir para Kyiv na forma de empréstimos de longo prazo em condições muito favoráveis e cobrindo os custos de juros, e o objetivo é também servir "para apoiar as reformas da Ucrânia e o seu caminho para a adesão à UE".
Além do pacote financeiro, o Executivo Comunitário continuará a fornecer ajuda humanitária, especialmente durante o inverno.
Leia Também: Zelensky espera novos ataques russos com mísseis e prepara resposta