Professores do Reino Unido em greve por melhores salários
Os professores de Inglaterra e do País de Gales vão fazer vários dias de greve a partir de 1 de fevereiro para exigir melhores salários, em plena crise inflacionista, anunciou hoje o sindicato National Union Education.
© Getty Images
Mundo Reino Unido
"O sindicato decreta sete dias de greve em fevereiro e março", indicou na rede social Twitter, anunciando o resultado da votação dos seus membros, num movimento que vem somar-se às múltiplas paralisações recentemente ocorridas nos serviços públicos britânicos.
Em Inglaterra, mais de 90% dos professores que participaram na votação pronunciaram-se a favor desta greve, precisou o principal sindicato do setor do país.
"Foi uma decisão verdadeiramente difícil de tomar para os nossos membros. Eles não querem entrar em greve. Eles querem estar nas salas de aula, a fazer o que fazem melhor: ensinar e incentivar crianças e jovens. Mas este é o nosso último recurso", acrescentou a organização sindical.
Esta votação "envia uma mensagem contundente ao Governo: não vamos ficar parados a assistir à destruição da educação sem resistir", sublinhou, declarando-se aberta a negociações.
As escolas não serão todas afetadas em simultâneo por estas paralisações, que se realizarão em diferentes regiões do país consoante os dias, exceto a 01 de fevereiro, em que atingirão 23.400 escolas de Inglaterra e do País de Gales, explicou a entidade sindical.
Esta greve de professores inscreve-se num movimento social mais amplo que abala o Reino Unido há vários meses, devido ao aumento do custo de vida.
Muitos setores, entre os quais a Saúde, os Transportes e diversos outros serviços públicos, reivindicam aumentos salariais, perante uma inflação que ultrapassa os 10% - número inédito no país há mais de 40 anos.
Leia Também: Tempo de espera recorde em emergências e ambulâncias em Inglaterra
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com