A RT France, filial francesa da emissora estatal russa, vai fechar a transmissão após o congelamento das suas contas bancárias, fruto das mais recentes sanções da União Europeia contra Moscovo por causa da invasão da Ucrânia, informou a AFP.
"Após cinco anos de assédio, as autoridades no poder alcançaram o seu objetivo: o fecho da RT France", disse a diretora do canal, Xenia Fedorova.
Fedorova explicou à agência de notícias que o canal poderá não ter como pagar os salários dos seus 123 empregados, que enfrentam a possibilidade de perder o emprego.
O Ministério das Finanças francês disse à AFP que os ativos da cadeia televisiva foram congelados no âmbito das mais recentes sanções da UE, e não por iniciativa do governo francês.
Como consequência praticamente imediata da invasão russa da Ucrânia, a UE decretou a proibição de transmissão do meio de comunicação russo no seu território.
Les fonds de RT France sont gelés à la demande de la Direction Générale du Trésor, en raison du 9eme paquet de sanctions qui ne vise pas RT France. Notre chaîne ne peut plus poursuivre son activité. Voici notre communication. pic.twitter.com/aF3JUsqkLl
— Xenia Fedorova (@xfedorova) January 21, 2023
Leia Também: Rússia realizou exercícios de defesa aérea na região de Moscovo