MNE russo faz visita surpresa à Eritreia no final da digressão por África
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, chegou hoje à Eritreia numa visita surpresa de um dia, anunciou o governo do país do Corno de África, um dos cinco que votou contra a resolução da ONU que condenava a invasão da Ucrânia.
© Getty Images
Mundo Sergei Lavrov
Lavrov deverá encontrar-se com o Presidente, Issaias Afeworki, e discutir "o reforço das relações bilaterais, bem como os desenvolvimentos regionais de interesse para ambos os países", disse o ministério da informação numa declaração citada pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).
A visita não estava na agenda da digressão africana do diplomata russo, a sua segunda em seis meses no continente, que o levou a visitar a África do Sul, Esuatini e Angola.
Liderada com 'mão de ferro' por Issaias Afeworki desde a sua independência da Etiópia, em 1993, a Eritreia é um dos cinco países que votaram em março de 2022 contra a resolução da ONU que condenava a invasão da Ucrânia, juntamente com a Rússia, Bielorrússia, Síria e Coreia do Norte.
O seu exército é também acusado de numerosos abusos contra a população civil na região de Tigray, no norte da Etiópia, onde apoiou o exército etíope contra os rebeldes do Tigray num conflito que começou em novembro de 2020.
Estas tropas, presentes na região desde o início da guerra, começaram a retirar-se no final da semana passada, anunciaram os EUA e o governo etíope.
Leia Também: Lavrov critica "pressão" do Ocidente sobre países em desenvolvimento
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com