Forças russas dizem estar a fechar o cerco a Bakhmut

Um conselheiro do líder da autoproclamada República Popular de Donetsk garantiu que o cerco russo a Bakhmut, na Ucrânia, está a ficar cada vez mais próximo da cidade.

Notícia

© Marek M. Berezowski/Anadolu Agency via Getty Images

José Miguel Pires
01/02/2023 10:07 ‧ 01/02/2023 por José Miguel Pires

Mundo

Guerra na Ucrânia

O conselheiro russo Yan Gagin, que responde diretamente ao líder da autoproclamada República Popular de Donetsk, disse, esta quarta-feira, que as forças russas se estão a aproximar da cidade de Bakhmut, um dos 'pontos quentes' dos ataques do Kremlin em território ucraniano nos últimos meses.

Citado pela agência estatal russa TASS, Gagin disse à cadeia televisiva Rossiya-24: "Artyomovsk [nome dado pelos russos a Bakhmut] está atualmente num cerco operacional e as nossas forças estão a aproximar-se da cidade. A luta está em andamento para controlar a autoestrada que liga Artyomovsk [Bakhmut] a Chasov Yar porque é a única rota que a Ucrânia pode usar para fornecer suprimentos às suas tropas em Artyomovsk [Bakhmut]."

Gagin, mostrando-se seguro que as forças russas tomarão conta por completo desta autoestrada no futuro próximo, revelou que a mesma tem estado sob controlo de fogo das forças leais ao Kremlin, e que já vários elementos ucranianos que cruzavam esta autoestrada foram atacados.

A chegada de forças russas a Bakhmut, no leste da região de Donetsk, na Ucrânia, permitiu ao Kremlin manter os fortes ataques perto da cidade, que há meses é disputada por russos e ucranianos, compensando assim "o ponto culminante da ofensiva do Grupo Wagner na área", disse o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), no relatório de terça-feira.

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, tendo provocado, segundo a ONU, a fuga de mais de 14 milhões de pessoas. Além disso, a organização também confirmou que já morreram, pelo menos, 7.110 civis e 11.547 ficaram feridos - números muito aquém dos reais.

Leia Também: AO MINUTO: Espanha enviará 4 a 6 Leopard para a Ucrânia; Bakhmut cercada?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas