Um cão de busca e resgate do Exército mexicano, chamado Proteo, morreu na Turquia, no domingo, enquanto procurava vítimas do terramoto que atingiu o país há uma semana.
A morte do pastor alemão foi anunciada, no domingo, pela Secretaria de Defesa Nacional mexicana, sem divulgar as circunstâncias da operação que levou à morte do animal.
"Cumpriste com a tua missão como membro da delegação mexicana na busca e resgate dos nossos irmãos na Turquia. Obrigado pelo teu trabalho heroico!", escreveu o SEDENA na conta do Twitter.
Gracias #Proteo por tu heroica labor, cumpliste la misión #perrito del #EjércitoMexicano #fuerzaturquia🇹🇷 #sismo #esperanza pic.twitter.com/bQdgxT3wnH
— @SEDENAmx (@SEDENAmx) February 12, 2023
No entanto, apesar de o Ministério da Defesa mexicano não ter detalhado as circunstâncias da morte, os órgãos de comunicação social mexicanos avançaram que aconteceu enquanto ele procurava sobreviventes nos escombros.
Também o Intervenção e Resgate Animal (IRA) partilhou uma foto de Proteo a dar conta da sua morte. "PROTEO faleceu hoje após uma derrocada de uma casa, enquanto procurava sobreviventes debaixo dos escombros", escreveu no Facebook.
"Obrigado pela tua coragem, pela tua nobre missão e pelo teu sacrifício. Para nós, pessoas normais, serás lembrado como um ser vivo, reconhecido como um herói!", vincou.
O Exército mexicano preparou uma homenagem a Proteo, dedicando-lhe um minuto de silêncio e vários aplausos.
Ceremonia en honor a Proteo, compañero fallecido en cumplimiento de su misión de rescate en Turquía pic.twitter.com/Zxy7xVWs0N
— Marcelo Ebrard C. (@m_ebrard) February 12, 2023
Proteo era um dos dez cães levados pelo Exército do México até à Turquia para ajudar na busca e salvamento das vítimas do sismo.
Leia Também: "Dever cumprido". Eis Baran, o menino salvo por portugueses na Turquia