Proteo, o cão mexicano que morreu em missão na Turquia, será repatriado
O animal era um dos dez cães mexicanos que foram levados para a Turquia para ajudar na busca e salvamento das vítimas do sismo, que fez milhares de mortos.
© Instagram/ Sedenamx
Mundo Sismo na Turquia
Os restos mortais de Proteo, o cão de resgate da equipa do México, vão ser repatriados da Turquia para o seu país.
O corpo será enviado para casa após a conclusão dos trabalhos de busca e resgate na Turquia, após o sismo que matou mais de 31 mil pessoas.
A Secretaria da Defesa Nacional (Sedena) partilhou uma série de fotos dos restos mortais de Proteo cobertos com a bandeira do país.
“Proteo esperamos-te em casa, porque um soldado que cumpre a sua missão, regressa a casa, ao nosso México. Os teus companheiros do Exército e Força Aérea estão muito orgulhosos de ti, nosso grande herói”, escreveu a Sedena na legenda das imagens, na rede social Instagram.
Ver esta publicação no Instagram
A chegada da equipa de ajuda humanitária está prevista por volta das 9h00 (cerca das 14h em Portugal continental) desta quinta-feira, 16 de fevereiro, na Base Aérea Militar número 1 de Santa Lucía, no Estado do México.
De recordar que, no domingo, a Secretaria de Defesa Nacional mexicana anunciou a morte do cão, de raça pastor alemão, de quase 10 anos.
De acordo com o jornal Excelsior, o treinador de Proteo informou que o patudo terá morrido devido ao frio extremo que se faz sentir na Turquia e à sua idade avançada.
Leia Também: Proteo, o cão que viajou do México até à Turquia e morreu em missão
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com