Rishi Sunak diz que "ainda não há um acordo" sobre Irlanda do Norte
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, admitiu hoje que ainda resta "trabalho a fazer" para alcançar um acordo com Bruxelas sobre o estatuto comercial da Irlanda do Norte pós-'Brexit'.
© Jeff J Mitchell/Getty Images
Mundo Rishi Sunak
"Ainda não temos um acordo", disse Sunak às televisões britânicas, vincando que ainda "há trabalho a fazer", apesar de o homólogo irlandês, Leo Varadkar, ter dito que estava "confiante" que um acordo poderia ser alcançado dentro de uma ou duas semanas.
"Hoje tive conversas positivas com partidos políticos da Irlanda do Norte sobre as nossas discussões em curso para resolver o Protocolo da Irlanda do Norte", afirmou o líder Conservador britânico.
Sunak disse que é necessário "encontrar soluções para os problemas práticos que o protocolo está a causar às famílias e empresas na Irlanda do Norte, bem como abordar o défice democrático".
O Protocolo da Irlanda do Norte faz parte do Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e representa um esforço para proteger o processo de paz naquela província britânica.
O protocolo mantém livre o movimento comercial entre a região e a República da Irlanda, que partilha a única fronteira terrestre entre o Reino Unido e a UE, e deixa a Irlanda do Norte sujeita a regras europeias.
Isto levou à aplicação de controlos aduaneiros adicionais nos portos norte-irlandeses a certas mercadorias que chegam do Reino Unido, criando uma fronteira comercial no Mar da Irlanda que foi criticada pelos unionistas, defensores do estatuto da Irlanda do Norte enquanto território britânico.
O líder do Partido Democrata Unionista (DUP), Jeffrey Donaldson, mostrou-se satisfeito com "verdadeiros progressos" mas disse que "continuam a existir algumas questões pendentes".
A aprovação do DUP é considerada crucial porque o partido está a bloquear a formação da assembleia e governos autónomos regionais desde as eleições de maio.
A líder do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, mostrou-se encorajada após o encontro com Rishi Sunak, indicado que "está claro agora que foram feitos progressos significativos".
Rishi Sunak deverá discutir a questão com outros líderes europeus este fim-de-semana, à margem da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.
O Governo britânico está empenhado em resolver a disputa com a UE antes do 25º aniversário, em abril, do acordo de paz de Belfast / Sexta-feira Santa de 1998.
Leia Também: Rishi Sunak na Irlanda do Norte para discutir potencial acordo com UE
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com