Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

UE e Quénia querem dar "novo impulso" e aprofundar relações comerciais

A União Europeia (UE) e o Quénia querem dar um "novo impulso" e aprofundar as suas relações comerciais com um fórum empresarial que começa hoje em Nairobi e que vai reunir cerca de 500 empresários, noticia a agência Efe.

UE e Quénia querem dar "novo impulso" e aprofundar relações comerciais
Notícias ao Minuto

11:49 - 21/02/23 por Lusa

Mundo Nairobi

"[O fórum] demonstra que as relações entre o Quénia e a UE são profundas e vão além da cooperação para o desenvolvimento", afirmou o presidente do Quénia, William Ruto, na abertura do evento, citado por aquela agência de noticias espanhola.

Segundo salientou o Presidente queniano, aponta a Efe, a UE é o principal destino das exportações do Quénia, tendo atingido em 2021 1,264 mil milhões de euros e, por outro lado, as importações daquele país africano com origem na UE atingiram os 16,5% das importações, totalizando 2,639 mil milhões de euros.

"O comércio com a UE ajuda o Quénia a criar milhões de empregos diretos e indiretos nos setores do café, chá, flores e ervilhas, que representam as principais exportações do nosso país", afirmou Ruto.

Segundo o chefe de Estado queniano, o país "oferece um ambiente forte e propício ao comércio e ao investimento, com um regime regulamentar aberto, liberal e favorável aos negócios".

A discursar também na abertura daquele fórum, cita a Efe, o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Thomas Östros salientou o apoio ao Quénia "neste momento de desafios sem precedentes" devido aos choques económicos da pandemia do coronavírus e à guerra na Ucrânia.

Tanto o Quénia como a UE esperam que o fórum dê um "novo impulso" aos Acordos de Parceria Económica da UE com a Comunidade da África Oriental (EAC), que inclui o Quénia, Uganda, Tanzânia, Ruanda, Burundi, Sudão do Sul e a República Democrática do Congo (RDCongo).

O fórum, que termina na quarta-feira, inclui painéis sobre economia circular, digitalização, agricultura, gestão de resíduos, agro-processamento ou saúde, bem como oportunidades para as empresas se encontrarem umas com as outras e representantes governamentais.

O Quénia destacou-se entre 2015 e 2019 como uma das economias em desenvolvimento mais rápidas do continente, crescendo a 5,7% por ano durante esse período, de acordo com o Banco Mundial.

Leia Também: Abusos sexuais nas plantações de chá no Quénia em troca de emprego

Recomendados para si

;
Campo obrigatório