A ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, anunciou, esta quarta-feira, que a Espanha vai enviar seis tanques de combate Leopard 2 para a Ucrânia. Perante o congresso, a ministra frisou que o país poderá enviar mais “caso seja necessário”.
Robles respondia a uma questão do partido de direita PP sobre a ajuda militar dada à Ucrânia desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022. Disse ainda que os tanques estão a ser reparados e deverão ser enviados entre o final de março e o início de abril.
O jornal espanhol El Mundo, revelou que a ministra se mostrou disponível a enviar mais tanques “caso seja necessário” e se o governo ucraniano e a aliança transatlântica NATO o solicitarem.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: "Temos o direito de nos defender com qualquer arma, inclusive nuclear"