O Banco Nacional da Ucrânia anunciou esta quinta-feira a emissão de uma nota comemorativa do aniversário da guerra na Ucrânia, com uma homenagem às forças armadas e à resistência contra a invasão russa.
As notas, de 20 hryvnia (equivalente a cerca de 50 cêntimos), têm numa das faces três soldados a erguer a bandeira ucraniana, por cima da região da Crimeia, com a sombra da bandeira a figurar os padrões de outros países aliados, como o Reino Unido, a União Europeia e os Estados Unidos.
No outro lado, a nota tem duas mãos atadas por uma corda.
Numa conferência de imprensa, citada pela Sky News, o governador do banco, Andriy Pyshnyi, afirmou que este "pequeno pedaço de papel" representa "um ano de emoções, padrões, conteúdos e objetos icónicos".
Para Pyshnyi, os ucranianos "perceberam a sua força, o seu significado, a sua habilidade, não só para resistir mas também para ganhar, ganhar sem desculpar o único crime militar ou uma única casa arruinada".
O desenho da nota foi sendo desenvolvido ao longo de oito meses e esta é apenas a primeira de uma série de notas comemorativas.
O Banco confirmou também que já tem notas planeadas caso a Ucrânia ganhe a guerra e outra para marcar a reconstrução do país.
Leia Também: Reconstrução da Ucrânia? São precisos 16 mil milhões, assegura governo