O conselheiro presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, afirmou, este domingo, que a proposta de paz da China para acabar com a guerra é "irrealista".
"Se afirmas [China] ser um país com um importante papel global, não ofereces um plano irrealista", começou por escrever na rede social Twitter.
Na perspetiva de Podolyak, a China não deve "apostar num agressor que quebrou a lei [internacional] e que perderá a guerra", apontando: "Quem tem um plano há décadas não joga 'jogos de três dias'".
"China, a 'janela de oportunidade' não é infinita", rematou.
If you claim to be a global player, you don't offer an unrealistic plan. You don't bet on an aggressor who broke intl law and will lose the war. It's not far-sighted. As someone who plans for decades doesn't play "🇷🇺 3-day games."
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) February 25, 2023
China, the "window of opportunity" is not endless
Em causa está, recorde-se, um documento de 12 pontos apresentado por Pequim, com vista a solucionar o conflito no leste europeu.
A proposta surgiu um dia depois de a China ter optado pela abstenção numa resolução da ONU a apelar ao fim do conflito. A medida, aprovada com 141 votos a favor, sete contra e 32 abstenções, incluí a exigência da saída do exército russo de território ucraniano.
Leia Também: Rússia saúda plano de paz da China e defende via "político-diplomática"