Ucrânia recupera corpos de 17 soldados mortos

As forças ucranianas conseguiram recuperar os corpos de 17 dos seus soldados, que terão morrido em combate. Em fevereiro, Kyiv tinha já recuperado 61 corpos.

Notícia

© adio Free Europe/Radio Liberty/Serhii Nuzhnenko via REUTERS

José Miguel Pires
03/03/2023 15:35 ‧ 03/03/2023 por José Miguel Pires

Mundo

Guerra na Ucrânia

O Gabinete do Comissário para Pessoas Desaparecidas e as agências de  Aplicação da Lei Ucraniana recuperaram, nesta sexta-feira, 17 corpos de soldados ucranianos alegadamente falecidos em combate contra as forças russas.

A troca, relatada pelo Ministério da Reintegração da Ucrânia, ocorreu sob as Convenções de Genebra, que regulam o tratamento humanitário durante períodos de guerra. Os corpos foram retirados de zonas da Ucrânia controladas por forças leais ao Kremlin.

O mesmo Gabinete tinha já organizado um esforço de recuperação de corpos semelhante em fevereiro, altura em que foram transferidos 61 cadáveres de soldados ucranianos.

No total, conforme revelou o mesmo ministério, a Ucrânia já recuperou os corpos de 1.426 soldados ucranianos, que foram devolvidos aos seus familiares, desde o início da invasão russa em grande escala, a 24 de fevereiro do ano passado.

As forças do Kremlin justificaram esta ação militar com o propósito de "desnazificar" a Ucrânia. O conflito já causou, segundo a ONU, mais de 8 mil civis mortos.

Leia Também: Rússia quer explicações sobre envio de mísseis sérvios para Kyiv

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas