"No início da manhã, um terrorista armado com facas e artefactos explosivos chegou à área [do colonato de] Dorot Illit. O dono do terreno avistou o terrorista e disparou na sua direção", referiu o exército israelita, em comunicado.
Segundo um porta-voz do exército, citado pela agência francesa de notícias AFP, o agressor morreu.
O Ministério da Saúde da Palestina referiu, por sua vez, que foi informado pelo Cogat, órgão do Ministério da Defesa de Israel que supervisiona as atividades civis nos territórios palestinianos, da morte de um palestiniano de 21 anos chamado Abdelkarim Badia al-Sheikh.
O palestiniano, adiantou a mesma fonte, foi morto "quando um colono disparou sobre ele" perto de Qalqilya, uma cidade palestiniana perto de Dorot Illit.
Na quinta-feira à noite, um membro do braço armado do movimento islâmico palestiniano Hamas disparou contra um café em Telavive, ferindo três pessoas antes de ser morto a tiro pela polícia.
Um dos feridos estava hoje de manhã em estado crítico, segundo o hospital.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse ter dado ordem para "agir imediatamente para destruir a casa do terrorista" em Nilin, perto de Ramallah, na Cisjordânia ocupada, onde as forças israelitas passaram a noite para preparar essa destruição.
Durante a operação, "dois membros da família do terrorista foram presos e transferidos para Shin Beth [serviço de segurança interna de Israel] para interrogatório", adiantou o ministro.
Na manhã de quinta-feira, três palestinianos armados, incluindo dois combatentes da 'Jihad' Islâmica, foram mortos durante uma operação militar israelita no norte da Cisjordânia ocupada. A 'Jihad' Islâmica e o Hamas prometeram vingar essas mortes.
Desde o início do ano, o conflito israelo-palestiniano já custou a vida a 77 palestinianos (entre membros de grupos armados e civis e incluindo menores), 12 israelitas civis (incluindo três menores e um polícia), além de um ucraniano, de acordo com uma contagem compilada por fontes oficiais israelitas e palestinianas.
Leia Também: Três palestinianos mortos pelas forças israelitas na Cisjordânia