Almôndegas envenenadas matam 4 cães numa competição em França
"Estavam a sufocar", referiu o veterinário da Federação Canina de Desporto e Lazer, Bérengère Poletti, que organizou o evento.
© Shutterstock
Mundo canicross
Quatro cães foram envenenados, na cidade de Vauvert, no sul de França, a semana passada, depois de terem ingerido almondegas contaminadas espalhadas num percurso do concurso canino de Canicross30.
Os quatro animais iriam participar na corrida final, mas três deles não resistiram e acabaram por morrer apenas 15 minutos após a ingestão da carne. Um foi salvo pelas equipas médicas, encontrando-se em estado crítico.
Após o incidente, o evento foi cancelado, e o local foi encerrado imediatamente.
Uma busca posterior ao local da corrida confirmou a presença de mais de 50 almôndegas com veneno suficiente para matar um cão instantaneamente.
"Estavam a sufocar", referiu o veterinário da Federação Canina de Desporto e Lazer, Bérengère Poletti, que organizou o evento, acrescentando que não sabe quem fez isto nem quais foram as motivações, "mas é simplesmente horrível".
Apesar do sucedido e dos avisos das autoridades para evitar a área, dois dias depois algumas equipas decidiram continuar a treinar no percurso e mais dois cães foram envenenados, tendo um deles morrido também.
Até então, no total, quatro cães foram vítimas fatais do incidente com as almôndegas.
As autoridades enviaram o ADN dos cães mortos para um laboratório em Lyon de forma a determinar o veneno utilizado no incidente, e estão a rever as imagens das câmaras de videovigilâncias de toda a área.
O desporto envolve corredores que lideram os seus cães treinados em percursos longos e tem-se tornado cada vez mais popular em França nos últimos anos.
Os vencedores da competição da semana passada seriam qualificados para o campeonato mundial de Canicross30, que acontece na Alemanha, em outubro.
Leia Também: Pelo menos 12 gatos envenenados em Viana do Castelo. 3 sobreviveram
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com