O presidente russo, Vladimir Putin, disse, esta segunda-feira, que a Rússia está pronta para discutir as negociações de paz na Ucrânia, tendo "estudado" as propostas de Pequim para resolver o conflito.
De acordo com a agência estatal russa TASS, esta posição foi transmitida por Putin numa reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Moscovo.
"Estudamos minuciosamente as vossas propostas para resolver a crise aguda na Ucrânia", disse Putin, dirigindo-se a Xi Jinping. "Claro que teremos a oportunidade de discutir isso [as negociações]", acrescentou.
"Sabemos que vocês procedem dos princípios de justiça e observância das disposições fundamentais do direito internacional e segurança indivisível para todos os países", notou Putin, defendendo ainda que a China está a adotar uma "posição justa e equilibrada sobre os problemas internacionais".
Recorde-se que Xi Jinping chegou hoje à capital russa, para uma visita oficial de três dias.
O presidente chinês terá hoje uma reunião informal com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, antes de negociações mais formais na terça-feira.
A China mantém uma posição ambígua em relação à guerra na Ucrânia. Por um lado, defende a integridade territorial ucraniana, mas por outro diz ter em consideração também as preocupações de segurança anunciadas pela Rússia.
Leia Também: Ucrânia. Londres espera que Xi pressione Putin para acabar com a guerra