'Árvores de cocó de cão' geram polémica no Reino Unido
Projeto piloto para ajudar donos de cães a lembrar-se de recolher os dejetos tem criado polémica.
© Reuters
Mundo Reino Unido
Um projeto experimental em Surrey, no Reino Unido, que consiste num estilo de 'árvore de cocó de cão', tem gerado polémica.
A autarquia instalou, em alguns parques, árvores com ramos onde se pede aos donos de cães que pendurem as sacas com as fezes dos seus cães, de forma a que, no fim do passeio, não se esqueçam de depositar essas sacas no lixo. É, diz a autarquia, uma tentativa de evitar que esses sacos acabem no meio da Natureza.
A medida gerou, no entanto, polémica. A vereadora Caroline Salmon, responsável pelos serviços comunitários no Conselho Distrital de Mole Valley, mostrou-se - citada pelo jornal britânico Surrey Live - oposta às árvores, que acusa de estarem a substituir as lixeiras.
Salmon acrescentou: “Pelo que sei, existem lixeiras onde as pessoas podem colocar sacos de cocó de cão, pelo que ter um estilo de cesto pendurado parece um pouco estranho."
“O ideal é que todos levem todo o lixo para casa, essa é a solução perfeita. Estou surpreendida que [a autarquia de] Surrey pense que é uma boa ideia fazer isso", disse.
Houve, no entanto, quem defendesse a medida, argumentando que é uma boa solução a ter os donos dos cães a passear no parque com a saca de fezes nas mãos, à procura do caixote do lixo mais próximo.
Para explicar o pensamento por trás da ideia, um porta-voz da autarquia disse que o projeto estava em andamento desde o ano passado, e que as chamadas "árvores" levaram a uma grande redução de dejetos de cães deixados para trás.
“Há um grande problema com os dejetos de cães. Muitos locais do interior e do SCC [Surrey County Council] têm um número muito alto de pessoas que passeiam cães e deixam resíduos/sacos no local", disse o mesmo porta-voz.
"Muitos passeadores de cães ensacam o lixo e depois deixam-no nalgum lugar para recolher quando voltam, apenas para esquecê-lo. Pendurar a sacola na nossa ‘árvore’ reduz esse problema. As árvores são posicionadas cuidadosamente a uma certa distância dos parques de estacionamento onde os proprietários recolhem/ensacam os resíduos, para que não tenham de os carregar consigo", concluiu.
Leia Também: 10 vegetais que os cães podem comer sem problema
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com