O sentido de humor do presidente dos Estados Unidos é uma das suas características mais conhecidas, com Joe Biden a nunca se esconder de aparições em talk shows, de brincadeiras sobre o seu apreço por óculos de aviador ou, como se viu na passada sexta-feira, de piadas sobre estereótipos.
No dia 17 de março, a Casa Branca comemorou o Dia de São Patrício, numa cerimónia tradicional com o primeiro-ministro da República da Irlanda e, aproveitando as suas raízes irlandesas e católicas, Biden aproveitou para enveredar pela comédia.
Mas uma das piadas acabou por causar alguma controvérsia, quando o líder norte-americano abordou um típico, e algo sombrio, estereótipo irlandês.
"Sou o único irlandês que vocês conheceram que nunca bebeu, portanto não sou bem irlandês", brincou, numa altura em que contava a história da sua família em County Mayo, no noroeste do país.
Noutro momento, que recebeu poucos risos, Biden gozou ainda com a agressividade por que são associados os irlandeses, comentando que foi "à Irlanda várias vezes para encontrar membros da família - que são tantos e não estão presos".
Ainda assim, o presidente norte-americano não deixou de salientar o seu "orgulho" na sua ascendência irlandesa, contando que essa parte da sua herança é também "parte da alma".
As comemorações do Dia de São Patrício parecem ter sido marcadas, este ano, pelas tentativas infrutíferas dos líderes dos EUA e da Irlanda de arriscarem algum humor.
No mesmo dia, durante um evento durante a manhã, o primeiro-ministro da República da Irlanda, Leo Varadkar, foi forçado a pedir desculpas depois de uma aparente piada sobre o caso entre o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, e a então estagiária Monica Lewinsky, horas depois de ter partilhado o palco de um evento com Hillary Clinton.
Varadkar e Biden estiveram juntos no âmbito de um almoço tradicional denominado 'Amigos da Irlanda', que junta políticos norte-americanos com raízes irlandesas - sendo que os Estados Unidos mantêm uma grande presença de descendentes de irlandeses, especialmente na zona de Boston, no Massachusetts, onde milhares de imigrantes irlandeses chegaram durante o século XX.
O grupo, formado por deputados e líderes dos dois partidos norte-americanos, tem-se juntado todos os anos desde os anos 80, convidando sempre o taoiseach (nome gaélico irlandês dado ao líder da República da Irlanda) para as comemorações do Dia de São Patrício.
Leia Também: PM da República da Irlanda pede desculpas por piada sobre Monica Lewinsky