Joe Biden conferiu o estatuto de proteção ao território de Avi Kwa Ame em Nevada, um lugar sagrado para as tribos ameríndias locais, e ao de Castner Range no Texas, numa área superior a 200.000 hectares, disse em comunicado o executivo.
"O mundo inteiro inveja-nos pelas nossas maravilhas naturais. Sempre foram e sempre serão uma parte central da nossa herança comum e um componente essencial da nossa identidade nacional", disse Joe Biden ao anunciar as decisões num discurso em Washington.
O estatuto de "monumento nacional" confere aos locais assim designados proteção contra qualquer novo projeto de desenvolvimento económico ou imobiliário, pelo seu interesse natural ou histórico.
"Durante o meu primeiro ano no cargo, protegemos mais territórios e espaços aquáticos do que qualquer presidente desde John F. Kennedy", destacou.
Joe Biden vai também dar início a uma reflexão sobre a criação de um santuário marinho à volta das "ilhas distantes do Pacífico", um conjunto de sete ilhas que abrigam uma diversa fauna e flora marinha.
A Casa Branca também revelou que Joe Biden aprovou "a lei climática mais ambiciosa" da história americana, em particular para apoiar a transição energética.
O presidente dos EUA foi amplamente criticado recentemente por grupos ambientalistas por dar luz verde a um projeto de perfuração de petróleo no Alasca, chamado "Willow
Leia Também: Biden a Springstreen: "Algumas pessoas nascem para correr, pá"