A Southwest Airlines bem pode agradecer à concorrência e a um piloto fora de serviço, que se chegou ao cockpit para aterrar um avião em segurança, depois de o piloto se sentir mal em pleno voo, com destino à cidade de Columbus, no estado norte-americano do Ohio.
Segundo contou a companhia aérea, citada pela NBC News, o piloto responsável pela viagem, na quarta-feira, entre Las Vegas e Columbus começou a sentir-se mal e precisou de "ajuda médica", mas não especificou a natureza da indisposição.
Mas o site LiveATC, que recolhe tráfego de rádio entre voos e companhias aéreas, divulgou uma conversa a partir da aeronave, na qual alguém é ouvido a dizer que o comandante sentiu "dores abdominais" e "desmaiou ou ficou incapacitado" cinco minutos depois.
O piloto acabou por acordar, mas precisava de ajuda médica urgente. A Southwest Airlines afirma, num comunicado, que um piloto credenciado de outra companhia aérea, que se encontrava na viagem fora de serviço, mostrou-se disponível para ajudar, entrando no cockpit e assegurando a aterragem segura da aeronave, de volta a Las Vegas.
Após a aterragem, uma nova tripulação tomou conta do voo até Columbus e o piloto adoentado foi tratado por uma equipa no aeroporto. Até esta quinta-feira de manhã, ainda era desconhecido o estado de saúde do capitão.
"Agradecemos a toda a equipa pelo seu profissionalismo e apreciamos a paciência e compreensão dos clientes relativamente à situação", acrescenta a Southwest.
Não foi especificada a companhia aérea para o qual trabalhava o piloto fora de serviço.
Leia Também: Avião volta para trás após choque com ave ter causado incêndio no motor