O anuncio foi feito através do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, após o seu encontro com o seu homólogo espanhol, José María Albares, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, à margem da Cimeira Ibero-Americana.
A viagem de Luiz Inácio Lula da Silva a Espanha deverá coincidir com a sua planeada viagem a Portugal, entre 22 e 25 de abril.
Além deste anuncio, as duas partes "discutiram a guerra na Ucrânia, a futura presidência espanhola da União Europeia no segundo semestre do ano, a cimeira CELAC-UE em julho, e os esforços de ambos os países para concluir o acordo Mercosul-UE", sublinhou a diplomacia brasileira, à agência noticiosa espanhola Efe.
"A Espanha terá de ajudar a convencer os outros atores europeus a compreender que estamos a discutir um acordo de associação e não uma carta de adesão ou um ultimato sobre o que devemos ou não fazer internamente no Mercosul", disse Vieira.
O ministro acrescentou que a Espanha "terá de ajudar a acalmar os impulsos protecionistas daqueles que querem fechar o mercado a qualquer custo" às exportações agrícolas dos países do Mercosul, bloco composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
"Esperamos que a Espanha contribua para uma conversa equilibrada baseada em factos, que nos conduza à conclusão bem-sucedida do processo de negociação do acordo", concluiu.
Leia Também: Lula da Silva recebe guitarra assinada pelos Coldplay. Veja