Relações entre Reino Unido e EUA estão "em grande forma", diz Rishi Sunak
As declarações surgem depois de Joe Biden ter sido alvo de fortes críticas por parte de um dos principais partidos da Irlanda do Norte, o Partido Democrático Unionista (DUP).
© Reuters
Mundo Rishi Sunak
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, disse que as relações entre o Reino Unido e os Estados Unidos estão "em grande forma", na sequência das conversações tidas com o presidente norte-americano, Joe Biden, que está atualmente de visita à Irlanda do Norte, reporta a Sky News.
As declarações surgem depois de Joe Biden, que chegou na noite passada ao território da Irlanda do Norte para assinalar os 25 anos do Acordo de Sexta-feira Santa, ter sido alvo de fortes críticas por parte de um dos principais partidos da nação, o Partido Democrático Unionista (DUP) - que acusou o chefe de Estado norte-americano de ser "antibritânico" e de "odiar o Reino Unido".
A Casa Branca foi, entretanto, forçada a negar tais acusações, alegando que as mesmas são "simplesmente falsas" e que Joe Biden é um "forte apoiante" das relações entre os países em causa.
Em declarações aos repórteres na sequência de uma reunião com o chefe de Estado norte-americano, Rishi Sunak começou por dizer: "(Joe Biden) e eu tivemos hoje uma boa discussão sobre uma série de questões, como o investimento económico na Irlanda do Norte, mas também sobre uma série de questões de política externa, como a importância da segurança económica, e isso surge na sequência de uma reunião que tive com ele no mês passado nos Estados Unidos".
Num momento seguinte, o governante britânico sustentou a posição oficial da Casa Branca, dizendo pensar que a "relação" entre o Reino Unido e os Estados Unidos "está em grande forma" e que ambas as partes têm muitas pastas em que estão a "trabalhar em conjunto".
"Somos parceiros e aliados muito próximos, cooperamos e discutimos sobre uma série de coisas - quer isso seja apoiar a Ucrânia ou, como disse, a segurança económica", concluiu ainda Rishi Sunak.
Joe Biden, recorde-se, encontra-se na Irlanda do Norte a propósito do 25.º aniversário do Acordo de Sexta-feira Santa, também conhecido como o Acordo de Belfast, assinado a 10 de abril de 1998 e que pôs fim a três décadas de conflitos no país - que tiraram a vida a mais de 3.600 pessoas e feriram quase 50 mil.
Leia Também: Governo aposta em crescimento para reforçar paz na Irlanda do Norte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com