Detenção? Procurador-geral dos EUA agradece "trabalho diligente" do FBI
Jack Teixeira foi detido por possível participação no "desvio, retenção e transmissão não autorizada de informações classificadas de defesa nacional".
© Drew Angerer/Getty Images
Mundo Merrick Garland
O procurador-geral norte-americano, Merrick Garland, afirmou, esta quinta-feira, que Jack Teixeira, suspeito de divulgar documentos confidenciais sobre a guerra, foi detido "sem incidentes" por agentes federais norte-americanos e será indiciado ainda hoje no tribunal distrital federal de Massachusetts.
Segundo Garland, rodeado por altos funcionários do Departamento de Justiça e do FBI em Washington, citado pelo The New York Times, Jack Teixeira foi detido por possível participação no "desvio, retenção e transmissão não autorizada de informações classificadas de defesa nacional".
O procurador-geral confirmou ainda que "Teixeira é funcionário da Guarda Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos" e que "agentes do FBI detiveram Teixeira esta tarde sem incidentes".
Agentes do FBI armados dirigiram-se, esta quinta-feira, para a casa do jovem em Massachusetts e agentes fortemente armados levaram um homem sob custódia que vestia t-shirt e calções, de acordo com a AP. Garland aproveitou para agradecer o "trabalho diligente" do FBI neste caso.
Recorde-se que o FBI tinha anunciado que tinha realizado uma detenção no âmbito da investigação à fuga de documentos secretos dos EUA. Em comunicado, citado pelo The New York Times, o FBI disse ter realizado uma "atividade autorizada de aplicação da lei" numa casa em North Dighton, em Massachusetts, EUA. Ao jornal americano, "um funcionário dos EUA confirmou que o FBI deteve Jack Teixeira".
O Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação criminal formal, na semana passada, depois de o assunto ter sido encaminhado pelo Pentágono, que está a avaliar os danos causados pelo que pode ser a divulgação mais prejudicial de informações sigilosas dos EUA em anos.
O Washington Post já noticiava, na quarta-feira, que o homem responsável pela divulgação de documentos secretos do Pentágono era um "jovem racista e fanático por armas" na casa dos 20 anos que, alegadamente, funcionava numa base militar norte-americana.
Leia Também: Suspeito de divulgar dados dos EUA foi detido. Quem é Jack Teixeira?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com