Meteorologia

  • 07 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

"Um milagre". Foi dado como morto... mas duas horas depois estava vivo

Devido ao tempo que Sammy passou sem oxigénio, os médicos receavam que tivesse sofrido uma lesão cerebral grave. No entanto, para além de algumas lesões físicas, Sammy só ficou com perda de memória momentânea.

"Um milagre". Foi dado como morto... mas duas horas depois estava vivo
Notícias ao Minuto

12:51 - 17/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Sammy Berko, um adolescente da cidade do Missouri, no Texas, Estados Unidos, foi a um ginásio de escalada e, enquanto praticava a modalidade, sofreu uma paragem cardiorrespiratória e morreu. Duas horas mais tarde, estava vivo. 

De acordo com a mãe, Jennifer Berko, em declarações à Fox 26 no domingo, Sammy "subiu até ao topo do muro, tocou à campainha, como nos disseram, e depois o corpo ficou mole, e parecia que ou estava a brincar ou desmaiou. Quando se aperceberam que não respondia, baixaram-no lentamente".

À chegada dos serviços de emergência, foi-lhe feita uma reanimação cardiopulmonar (RCP) durante duas horas antes de informarem Jennifer que tinha morrido. Ela e o seu marido, Craig, sentaram-se com o filho durante alguns minutos para se despedirem.

"Comecei a falar com ele, apenas a dizer-lhe o quanto o amo e lamentava que não soubéssemos como salvá-lo", referiu a mãe, acrescentando que, de repente, quando começou a rezar, o marido disse: 'Oh meu Deus, ele está a mexer-se'". O casal gritou para a equipa médica que voltou a correr e recomeçou o processo. 

Devido ao tempo que Sammy passou sem oxigénio, os médicos receavam que tivesse sofrido uma lesão cerebral grave. No entanto, para além de algumas lesões físicas, Sammy só ficou com perda de memória momentânea.

"Não me lembro de nada acerca do dia em que isso aconteceu. A última coisa de que me lembro é da noite antes de termos de assinar termos de responsabilidade (para o ginásio de escalada), e depois acordei", contou Sammy à Fox 26. 

Apesar da sorte que Sammy teve, não significa que o caminho para a recuperação tenha sido fácil. Sammy tem estado a trabalhar para recuperar a força nas pernas após um mês no hospital e está a fazer fisioterapia para a lesão isquémica da coluna vertebral.

"Eu sabia que seria uma experiência estranha e louca aprender a andar novamente e trabalhar em força sem usar as minhas pernas para me poder equilibrar. Na verdade, tem sido uma experiência incrível aqui, como se eu tivesse reparado que estou melhor a cada dia! Estou a fazer algo novo todos os dias", terminou o jovem.

"Fiquei muito impressionado com a história dele. É muito emocionante e muito incomum. Aquele único jovem que você conhece, que teve essa taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica (CPVT), que é um distúrbio genético superraro que afeta seu coração", afirmou o doutor Stacey Hall.

O diretor médico do Programa de Reabilitação Pediátrica que acompanha Sammy disse à mesma estação televisiva que vê "crianças todos os dias que fizeram RCP, mas com RCP muito prolongada normalmente vemos lesões cerebrais muito graves, então, para mim, ele é um milagre".

Leia Também: Suspeito da morte de jovem em Almada ainda não foi identificado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório