A falta de condições de trabalho parece ser uma justificação para a falta de empregados no setor da hotelaria e restauração em Espanha ou, pelo menos, é o que parecem demonstrar algumas denúncias que vão sendo partilhadas pela conta de Twitter do autor do livro 'Soy Camarero'.
Há mais uma publicação a tornar-se viral. Desta vez, em causa está a conversa entre uma empregada de mesa e um empresário, na qual a mulher recusa um emprego num bar porque lhe ofereciam 3,30 euros à hora, praticamente sem descanso.
Na conversa, a empregada é informada sobre as condições de trabalho, enquanto explica que tem carta de condução e viatura própria, pelo que pode deslocar-se com facilidade.
"Olha, o horário seria das cinco às duas ou das seis às três. Nos fins de semana uma hora a mais. O salário é de 30 euros por dia, mais cinco euros por cada copo para que te convidem", explica o empregador.
"Nove horas, 30 euros? 3,30 euros por hora?", questiona a mulher.
"Bom, é isso que a dona paga. Bem, todos os bares próximos pagam isto", responderam-lhe.
A mulher acabou por recusar: "Ok, bem, obrigado, mas não estou interessada então. Não vou trabalhar por 3,30 euros à hora".
A publicação já foi divulgada em outubro de 2022, mas continua a ser destaque, tendo sido inclusivamente noticiada pela imprensa espanhola.
"Não entendo sobre os copos para os quais te convidem, já fui empregada em restaurantes e bares e nunca me ofereceram isso", "Sem palavras", "A escravatura do século XXI", lê-se em alguns dos comentários.
© Reprodução @soycamarero Twitter
Leia Também: Hospital de Barcelona fez primeiro transplante de pulmão 100% robótico