O tesoureiro do Partido Nacional Escocês (SNP), Colin Beattie, foi detido, esta terça-feira, no âmbito da investigação sobre as finanças do partido, da qual já resultou também a detenção do marido de Nicola Sturgeon, ex-primeira-ministra da Escócia.
Um porta-voz da polícia escocesa, citado pela Sky News, avançou que "o homem está sob custódia e a ser interrogado pelos agentes".
"Um relatório será enviado ao gabinete da coroa britânica e ao Serviço Fiscal do Procurador", acrescentou.
Beattie é o tesoureiro de longa data do SNP, tendo ocupado o cargo de 2004 a 2020 e novamente desde 2021.
Recorde-se que, já este mês, Peter Murrell, de 58 anos, marido da ex-primeira-ministra da Escócia, foi detido no âmbito de uma investigação sobre as finanças do Partido Nacional Escocês, do qual é ex-presidente executivo.
Murrell tinha-se demitido do cargo de presidente executivo do partido em março, ao assumir a responsabilidade por uma informação errada sobre o número de militantes do SNP, que perdeu 30.000 filiados no espaço de um ano.
A demissão após mais de 20 anos no posto aconteceu durante a eleição interna do partido desencadeada por Nicola Sturgeon, que invocou o "impacto físico e mental" sofrido durante oito anos como chefe do governo regional.
A investigação está a analisar o que aconteceu a mais de 600.000 libras arrecadadas por ativistas da independência escocesa em 2017, que deveriam ter sido protegidas, mas podem ter sido usadas para outros fins.
Leia Também: Detido marido de Nicola Sturgeon, ex-primeira-ministra da Escócia