"UE e EUA contribuem para a continuação da guerra". As frases da semana
Fique a par de uma seleção de frases que marcaram os últimos oito dias, tanto em Portugal como além fronteiras.
© Getty Images
Mundo Frases da semana
Da política ao desporto, do nacional ao internacional. Eis as frases que marcaram os últimos dias:
"Eu não quero que o Presidente da República seja nem um ajudante nem um óbice a este projeto [de construção de alternativa]."
Luís Montenegro, presidente do PSD
CNN Portugal, 14-04-2023
"Não há seguramente ninguém neste país que reconheça no dr. Luís Montenegro credenciais de apresentação de uma alternativa política aos portugueses."
João Torres, secretário-geral adjunto do PS
14-04-2023
"A direita não tem nada para dizer ao país e, por isso, está sempre a falar da sua relação com o Presidente da República ou entre os vários partidos."
Catarina Martins, coordenadora do BE
15-04-2023
"Muito provavelmente, se chegarmos ao final do ano e continuarmos a ter esta conjuntura política, mais tarde ou mais cedo vão ser inevitáveis as eleições antecipadas."
Inês Sousa Real, porta-voz do PAN
15-04-2023
"O Presidente [russo Vladimir] Putin não está a tomar qualquer iniciativa para parar a guerra; [o Presidente Volodymyr] Zelensky da Ucrânia não está a tomar qualquer iniciativa para parar a guerra. A Europa e os EUA continuam a contribuir para a continuação da guerra. Portanto, têm de se sentar à volta da mesa e dizer: 'basta'."
Lula da Silva, Presidente brasileiro
16-04-2023
"O Governo português -- enquanto órgão de soberania responsável pela condução da política externa --, respeitando por inteiro a soberania do Brasil, através do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, não pode deixar de se demarcar, pelas vias diplomáticas adequadas mas também publicamente, da afirmação [de Lula da Silva] de que a União Europeia, a NATO e os Estados Unidos estão a fomentar e a estimular a guerra."
Paulo Rangel, vice-presidente do PSD
16-04-2023
"A Assembleia da República [AR] que convidou Zelensky para discursar em 21 de abril de 2022 não pode receber um aliado de Putin como Lula no 25 de Abril. E o Presidente da República que atribuiu a Ordem da Liberdade a Zelensky não pode estar confortável com a presença de um aliado de Putin como Lula na AR no 25 de Abril."
Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal
A AR que convidou Zelensky para discursar em 21 de Abril de 2022 não pode receber um aliado de Putin como Lula no 25 de Abril. E o Presidente da República que atribuiu a Ordem da Liberdade a Zelensky não pode estar confortável com a presença de um aliado de Putin como Lula na AR…
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) April 16, 2023
Twitter, 16-04-2023
"É ultrajante ver um partido [PSD] que deveria liderar o centro-direita dizer que saúda a presença de Lula da Silva no dia 25 de Abril, em Portugal, no dia da conquista democrática."
André Ventura, presidente do Chega
16-04-2023
"A China está disposta a trabalhar em conjunto com a Rússia para reforçar a comunicação estratégica entre os dois exércitos e fortalecer a coordenação e cooperação multilateral, visando fazer novas contribuições na salvaguarda da segurança e estabilidade global e regional."
16-04-2023
"A ideia de liberdade, tal qual o CDS a configura, é incompatível com a posição do Presidente Lula da Silva [sobre a guerra na Ucrânia]. Neste momento, o Presidente Lula da Silva seria o pior representante do que se quer quando se celebra o 25 de Abril."
Lusa, 17-04-2023
"Não é embaraço nenhum [para Portugal a posição de Lula da Silva sobre a guerra na Ucrânia]. Como é que nós podemos estar embaraçados com aquilo que são as posições dos outros? Poderíamos estar embaraçados com as nossas próprias posições. Mas as nossas posições são claras."
João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros
17-04-2023
"[A Igreja Católica em Portugal vive um momento] doloroso, mas também de purificação e conversão [na sequência dos casos de abuso sexual de menores]."
José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa
17-04-2023
"Não esqueci o que foi dito, mas agora prova-se que não houve truques, ilusões ou cortes nos rendimentos dos pensionistas. Ao contrário do que o PSD disse, nem em 2023 nem em 2024 haverá pensionistas com quebra de rendimentos face à inflação e a lei de atualização das pensões é cumprida pelo Governo."
António Costa, primeiro-ministro
17-04-2023
"Comprova-se que foi uma instrumentalização dos pensionistas e, sobretudo, os pensionistas continuam a perder depois desse anúncio porque há seis meses que não foram pagos de uma pensão que era devida e há uma inflação que até agora e para a frente continua a crescer bem acima das pensões."
17-04-2023
"Ficámos a saber uma coisa que era para mim uma evidência: é que a base de cálculo do aumento de pensões vai ser a base correspondente ao aumento que haveria e que era devido pela aplicação da lei. Eu nunca tive dúvidas que ia acontecer."
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
17-04-2023
"Estamos agradecidos à parte brasileira pela contribuição para a solução desse conflito [na Ucrânia] que precisamos resolver de forma duradoura e imediata."
17-04-2023
"[A visita de Estado que Lula da Silva fará a Portugal entre 22 e 25 de abril] não tem nada a ver com a posição sobre a Ucrânia, nem tem nada a ver com as polémicas internas. Não, não me arrependi de coisa nenhuma."
17-04-2023
"Vemos este como um momento muito singular em que vivemos em dois países: o país dos 'powerpoint', das festas, dos anúncios e o país da vida quotidiana, da vida real, da rotina de muitos portugueses que todos os dias enfrentam a dificuldade de não terem dinheiro para fazerem face a despesas elementares."
Luís Montenegro, após uma audiência com o Presidente da República
18-04-2023
"É com profunda deceção que, com a benevolência do Partido, assisto à acelerada degradação das instituições democráticas, que tanto custaram a conquistar."
António Campos, fundador do PS, em carta dirigida a António Costa
Tal&Qual, 19-04-2023
"O parecer [jurídico] em causa [que fundamentaria a demissão da CEO e do 'chairman' da TAP] não cabe no âmbito da comissão parlamentar de inquérito e a sua divulgação envolve riscos na defesa jurídica da posição do Estado."
Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, em nota enviada à agência Lusa
19-04-2022
"Por mim, podem acabar com o VAR no futebol!"
Roger Schmidt, treinador do Benfica, após a eliminação da Liga dos Campeões frente ao Inter de Milão
19-04-2022
"O que é embaraçoso é como é que uma proclamação de Lula [da Silva], apelando a que é preciso falar mais de paz e menos de guerra, como é que isso é um embaraço. Fico constrangido com o embaraço que cria falar-se de paz e não se falar de guerra."
Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP
20-04-2023
"Não há nenhum parecer [a fundamentar a demissão do 'chairman' e da presidente da comissão executiva (CEO) da TAP], a ideia que se criou de que haveria um parecer... não há nenhum parecer adicional àquilo que é a base da justificação da demissão, que é mais do que suficiente para quem a leu, relativamente ao parecer da Inspeção Geral de Finanças."
Fernando Medina, ministro das Finanças, na Comissão de Orçamento e Finanças
20-04-2023
"A forma como eu concebo um governo é um governo de personalidades com pensamento político próprio e conhecido e que não sejam meras emanações da vontade de quem os escolheu para desempenhar esta ou aquela função."
Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social
Público, 21-04-2023
"O ideal é que não haja [dissolução da AR]. Se tiver de haver, que seja o mais tarde possível, com o mínimo de custos em termos de instabilidade. E o mais próximo possível da transição que, em qualquer caso, poderia, se fosse essa a vontade do bom português, ocorrer."
21-04-2023
Leia Também: Dissolver AR? "Seria má notícia, mas às vezes tem de haver más notícias"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com