Conselho de Segurança da ONU vai condenar trato das mulheres por talibã
Proposta será votada na quinta-feira.
© Getty Images
Mundo Talibãs
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) vai votar, esta quinta-feira, para condenar a forma como o regime talibã no Afeganistão trata as mulheres, avançou a agência Reuters.
A ONU deverá condenar, especificamente, a proibição de mulheres afegãs trabalharem para as Nações Unidas no Afeganistão e pedir ao governo talibã que "reverta rapidamente" a repressão aos direitos das mulheres.
A proposta foi elaborada pelos Emirados Árabes Unidos e pelo Japão. Citada pela Reuters, descreve a proibição como algo "sem precedentes na história das Nações Unidas", que "mina os direitos humanos e princípios humanitários".
Esta proposta afirma ainda "o papel indispensável das mulheres na sociedade afegã".
"Os desafios no Afeganistão são multifacetados e também devem ser enfrentados", disse a Embaixadora dos Emirados Árabes Unidos na ONU, Lana Nusseibeh, acrescentando: "O que está claro é que sem as mulheres, a terrível situação no país não pode ser tratada de forma sustentável."
As Nações Unidas têm marcada para 1 e 2 de maio uma reunião em Doha, no Qatar, para discutir o atual estado do Afeganistão, país onde o regime talibã afirma respeitar os direitos das mulheres, dentro da sua interpretação da lei islâmica.
Leia Também: EUA dizem que Afeganistão voltou a ser centro de coordenação 'jihadista'
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com