As forças militares dos Estados Unidos estão a monitorizar um balão misterioso que sobrevoou o Havai, em pleno oceano Pacífico.
Segundo oficiais norte-americanos citados pela cadeia NBC News, não há certezas sobre quem é o proprietário do balão, que não terá sobrevoado nenhuma área 'sensível'.
A monitorização acontece desde a semana passada, mas, até agora, não foi identificada qualquer ameaça ao tráfego aéreo ou à segurança nacional dos EUA.
Segundo essas mesmas fontes, o balão estará, lentamente, a caminho do México, não sendo ainda possível determinar se se trata de um equipamento meteorológico ou não.
Em comunicado, as autoridades norte-americanas referiram que "o Comando Indo-Pacífico dos EUA respondeu a uma presença no radar não identificada na sexta-feira, nas proximidades da ilha do Havai".
"As Forças Aéreas do Pacífico enviaram três F-22 para avaliar a situação e identificaram visualmente um objeto esférico. Monitorizamos o trânsito do objeto e avaliamos que não representava nenhuma ameaça", disse um porta-voz do Comando à NBC News.
Em fevereiro deste ano, os EUA abateram um balão chinês que sobrevoou o território norte do país, e que consideraram tratar-se de um balão-espião, com capacidade para recolher dados sensíveis de inteligência.
Leia Também: EUA admitem que balão chinês possa ter recolhido informações