Meteorologia

  • 17 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 21º MÁX 34º

Dois mortos em explosão numa base da Guarda Revolucionária do Irão

Pelo menos duas pessoas morreram e três ficaram feridas numa explosão numa base da Guarda Revolucionária no norte do Irão, informaram hoje os meios de comunicação iranianos.

Dois mortos em explosão numa base da Guarda Revolucionária do Irão
Notícias ao Minuto

07:40 - 03/05/23 por Lusa

Mundo Irão

A explosão ocorreu no final do dia de terça-feira, quando "o pessoal da Guarda Revolucionária estava a transferir armas no arsenal da base", nos arredores da cidade de Damghan, no norte do Irão, informou o corpo militar de elite num comunicado divulgado pelos meios de comunicação oficiais.

"O incidente está a ser investigado", acrescentou a Guarda Revolucionária, sem dar mais pormenores sobre o motivo da explosão nem sobre os danos causados à base.

A Guarda Revolucionária é uma força militar de elite que controla o programa balístico do Irão e tem uma grande presença no Médio Oriente através da Força Quds.

As instalações de defesa iranianas têm sido alvo de ataques nos últimos meses, incluindo o complexo militar Amir al-Momenin, que foi atacado por três drones em janeiro, em Isfahan, uma cidade que alberga a produção de mísseis e instalações nucleares.

O Irão atribuiu o ataque a Israel, com o qual está envolvido numa guerra secreta que inclui ciberataques, alegados assassínios de cientistas nucleares iranianos e sabotagem de navios, embora nenhum dos dois países reconheça publicamente as ações.

No início de abril, os meios de comunicação social iranianos afirmaram que as forças de segurança tinham repelido outro ataque a uma instalação militar em Isfahan, mas o Ministério do Interior disse mais tarde que não podia confirmar o ataque.

Leia Também: Jornalistas presas no Irão recebem prémio liberdade de imprensa da UNESCO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório