Zelensky diz que paz na Ucrânia é "questão de tempo"
Presidente ucraniano saudou ainda reunião com Ursula von der Leyen, com quem disse ter discutido o próximo pacote de sanções europeias a Moscovo.
© Valeria Mongelli/Bloomberg via Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
O presidente da Ucrânia assegurou, esta terça-feira, no seu discurso noturno habitual, que a restauração de "uma paz sustentável e justa" na Europa, e, em especial, na Ucrânia é "apenas uma questão de tempo".
"É apenas uma questão de tempo até que o atual agressor perca, como o agressor que perdeu há 78 anos, até que o revanchismo russo seja esmagado pela bravura dos nossos guerreiros e pelo poder conjunto do mundo livre", continuou Volodymyr Zelensky.
O chefe de Estado ucraniano esteve reunido, esta terça-feira, com a presidente da Comissão Europeia, com quem discutiu questões de defesa, novas sanções a Moscovo e perspetivas de entrada da Ucrânia na União Europeia.
Zelensky agradeceu a Ursula von der Leyen "pela participação na reunião de hoje dos parceiros que estão a trabalhar para estabelecer um tribunal especial para o crime de agressão russa contra a Ucrânia". Reunião esta que juntou 37 entidades.
"Há mais boas notícias dos nossos parceiros. Pelo que se pode dizer publicamente, há um novo pacote de defesa dos Estados Unidos. Artilharia, proteção contra mísseis e drones terroristas e outras coisas para fortalecer os nossos defensores", avançou ainda Zelensky, agradecendo ao presidente dos EUA, ao Congresso norte-americano e a "todas as famílias americanas pelo seu apoio inabalável e pela força americana".
Em conclusão, o presidente ucraniano saudou ainda a decisão do parlamento francês de considerar o grupo paramilitar Wagner uma "organização terrorista". "Algo que deve ser adotado por todo o mundo - qualquer manifestação de terrorismo deve ser destruída e todo o terrorista deve ser condenado", disse Zelensky.
A Rússia iniciou uma invasão em grande escala da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, resultando num conflito armado que já vitimou, segundo a ONU, mais de 8.700 civis.
Leia Também: Rússia anuncia nova reunião sobre acordo de cereais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com