Uma banca de gelados foi colocada em frente ao antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polónia. A decisão já foi condenada pela administração do museu, que a considerou uma "falta de respeito". No entanto, nada pode fazer, uma vez que está instalada num terreno privado.
Segundo a Sky News, que cita a imprensa local, a banca de gelados apareceu em frente ao portão do campo de concentração no final de abril.
"Este é um exemplo não só de falta de gosto estético, mas também de falta de respeito por um local histórico especial situado nas proximidades", afirmou Bartosz Bartyzel, responsável do museu, num comunicado enviado ao Gazeta Krakowska. "Esperamos que as autoridades locais competentes resolvam este problema embaraçoso".
W tej kontrowersyjnej sprawie na jaw wychodzą nowe faktyhttps://t.co/pntWvjnQjG
— Gazeta Krakowska (@gaz_krakowska) May 6, 2023
O local onde se estima que tenham morrido mais de um milhão de pessoas em menos de cinco anos, durante a Segunda Guerra Mundial, recebe cerca de dois milhões de visitantes anuais.
Segundo a Sky News, ainda no mês passado o museu publicou nas redes sociais um pedido aos visitantes para que "tenham em mente que estão a entrar" num local "onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas". "Respeitem a sua memória", apelou.
Leia Também: Polónia deteta objeto no espaço aéreo que pode ser balão de observação