Sobreviveu ao Holocausto e celebra 100 anos em jogo de basebol
Helen Kahan comemorou 100 anos rodeada de familiares e 25 mil fãs de basebol.
© Reprodução Tampa Bay Rays
Mundo Holocausto
Uma multidão de mais de 25 mil pessoas aplaudiu Helen Kahan, sobrevivente do Holocausto, que celebrava 100 anos, quando esta fez o primeiro arremesso do jogo de basebol entre o Tampa Bay Rays e o New York Yankees.
"Foi realmente maravilhoso e emocionante", disse Kahan à Fox News sobre o momento que ocorreu em St. Petersburg, na estado norte-americano da Florida.
"Obrigado por me homenagearem. Esperei 100 anos para fazer isto", disse ainda.
O arremesso cerimonial (ritual em que um convidado de honra atira a bola para marcar o início do jogo) ocorreu no aniversário de Kahan e na plateia a sobrevivente tinha os filhos, netos e bisnetos. Muitos deles usavam camisolas do Tampa Bay Rays com a palavra 'Bubbi' - o nome iídiche para avó.
"Estou muito grata por estar aqui para contar a minha história e ajudar o mundo a lembrar por que a bondade e a empatia são tão importantes para todos nós", acrescentou Kahan.
Nascida como Hani Sabo, em 1923, em Rozavlea, na Roménia, Kahan lembra-se de uma infância feliz. "Antes do Holocausto, com os meus pais, irmãs e irmãos, tínhamos uma vida muito feliz", recordou Kahan.
Em jovem, mudou-se para Budapeste para trabalhar como costureira e voltou para junto da família em 1944, quando os nazis ocuparam a Hungria. Aí foi forçada a ir para um gueto antes de ser deportada para Auschwitz-Birkenau. Depois foi levada para Bergen-Belsen e por fim para o campo de concentração de Lippstadt.
Com o fim do Holocausto, casou-se com o marido, Kalman, também sobrevivente, e tiveram dois filhos. Em 1967, Kahan e a sua família imigraram para os Estados Unidos, onde reencontrou três tios, uma tia e uma avó.
Leia Também: Deputado conservador britânico expulso por comparar vacinas a Holocausto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com