Pelo menos sete mortos em acidente em mina de ouro ilegal no Gana
Pelo menos sete pessoas morreram na segunda-feira, na região leste de Gana, depois de um poço ter desabado enquanto extraíam ouro ilegalmente, anunciaram hoje as autoridades locais.
© REUTERS/Francis Kokoroko
Mundo Gana
Três pessoas foram resgatadas hoje, mas outras continuam presas no poço da mina Korley Teye, disse Raymond Nana Dartey, chefe-executivo do distrito de Birim North, onde ocorreu o incidente.
O acidente ocorreu por volta das 09:00 locais (10:00 em Lisboa), quando dezenas de pessoas estavam a garimpar ouro, disse a mesma fonte.
A exploração mineira ilegal é comum no Gana, onde muitos mineiros sem documentos morrem nos poços quando se desmoronam ou se inundam.
O Gana está a levar a cabo uma forte campanha nacional contra a exploração mineira ilegal, que tem causado uma enorme degradação ambiental e poluído pontos de água no pequeno Estado da África Ocidental.
Noutros países mineiros africanos, como a República Democrática do Congo ou a África do Sul, dezenas de mineiros clandestinos morrem todos os anos em acidentes e confrontos armados entre bandos rivais em minas abandonadas que já não são rentáveis para as empresas que as possuem.
Leia Também: FMI diz que Gana tem condições para programa de ajustamento financeiro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com