Com apenas dois anos, o Dogue alemão Zeus foi coroado o cão mais alto do mundo pelo Guinness, no início deste mês de maio.
Natural de Bedford, no estado norte-americano do Texas, este ‘gigante gentil’ mede cerca de 1,05 metros, e é grande desde pequeno.
“É um cão grande desde que o adotamos, mesmo enquanto cachorro. Tinha patas enormes”, recordou Brittany Davis, que sonhava ter um cão como Zeus desde criança, num comunicado emitido pelo Guinness.
O sonho foi realizado quando um colega do irmão de Brittany, que se dedicava à criação desta raça, teve uma ninhada. Inicialmente, a mulher mostrou-se reticente em ter um cão de grande porte em casa, mas foi amor à primeira vista.
Ainda que o Dogue alemão tenha sido originalmente criado para a caça de javalis, Zeus não segue os passos dos seus antecessores. Na verdade, o animal passa os dias a dormir à janela, assim como a passear pelo bairro e pelo mercado local, onde é o centro de todas as atenções.
Aliás, é comum a família ser alvo de questões inusitadas nos passeios com Zeus, entre elas se o cão é um cavalo numa trela ou se o podem montar. A resposta, contudo, é taxativa: “Não”, afirmou Brittany.
Apesar do tamanho, o Zeus partilha amigavelmente o seu espaço com três pastores australianos e uma gata, Penelope. Mas, como manda a rivalidade entre irmãos, Zeus e Penelope têm “um acordo mútuo para se manterem afastados um do outro”.
Além disso, Zeus nem sempre é bem comportado. Segundo Brittany, o cão gosta de roubar a chucha do bebé, e a família pode dizer ‘adeus’ a qualquer comida esquecida em cima da bancada da cozinha.
Alimentar um animal tão grande é, também, dispendioso. Zeus come seis porções de uma ração especializada para cães de grande porte tanto de manhã, como de tarde. Contudo, também aprecia um ovo estrelado ocasionalmente, e até cubos de gelo – o seu petisco favorito.
"Recebemos muitos comentários como 'Uau, esse é o cão mais alto que eu já vi', então é bom agora poder dizer 'Sim, é definitivamente o cão mais alto que já viu!'", confessou a dona.
Coincidentemente, o antigo detentor do recorde de cão mais alto do mundo também era um Dogue alemão cinza chamado Zeus, de Otsego, no Michigan. O patudo morreu com cinco anos, em 2014.
Percorra a galeria.
Leia Também: Morreu Chiquinho. Gato motard tinha 19 anos e era uma estrela