As eleições municipais nas regiões autónomas em Espanha decorreram este domingo e, enquanto as atenções estão viradas para o crescimento da direita e do Partido Popular, na comunidade autónoma de La Rioja, uma aldeia inteira tratou rapidamente do seu processo eleitoral e estabeleceu um novo recorde para a votação mais rápida de sempre no país.
A pequena aldeia de Villarroya, que tem apenas sete eleitores recenseados, votou em apenas 29 segundos e 90 centésimas, batendo o recorde que a mesma localidade estabeleceu em 2019, quando votou em apenas 32,25 segundos.
Como já é costume, toda a população reuniu-se na secção de voto e, mal abriram as urnas, os sete eleitores já estavam prontos e coordenados para deixar o boletim nas urnas.
"É um dia importante para Villarroya aparecer nos média", disse o autarca, Salvador Pérez, que está no cargo desde 1973. Se for eleito, Pérez celebrará 50 anos na prefeitura da pequena localidade e, entrevistado pela Cadena Ser, não duvidou um segundo da sua reeleição. "Tenho quase a certeza disso. Não sei se terei os 7 votos, mas quase certamente que sim", afirmou.
Villarroya, el pueblo riojano que ha votado en 29 segundos pic.twitter.com/clefE1JDFo
— EL MUNDO (@elmundoes) May 28, 2023
Os funcionários também se mostraram contentes com a rapidez do processo, com Pérez a explicar que "como sempre, todos estão na mesa, com os suplentes, e às 9 horas em ponto, o presidente da mesa abriu as votações".
Terminado o ato democrático, surge então a festa da democracia, com a população bem habituada a aproveitar para se juntar e tirar o "dia livre" com a família alargada. "Vamos celebrar com comida popular", explicou o autarca.
As eleições municipais em Espanha deverão dar uma maior força ao PP, que deve conquistar a maioria absoluta na comunidade e ajuntamento de Madrid. Em Valência, os conservadores deverão precisar de coligar com o Vox, o partido da extrema-direita, para governar, enquanto que o PSOE deverá manter o controlo em Castilla-La Mancha.
Leia Também: Municípios e regiões de Espanha vão hoje a votos