Eric Cantor demite-se da liderança dos republicanos
O congressista republicano Eric Cantor, considerado uma estrela em ascensão no seu partido e apontado como futuro presidente da Câmara dos Representantes, anunciou na quarta-feira a sua retirada da chefia da maioria nesta câmara do Congresso dos EUA.
© Reuters
"Apesar de pretender cumprir o meu mandato enquanto membro do Congresso pelo 7.º distrito do Estado da Virgínia, até 31 de julho, vou-me demitir da liderança da maioria", disse Cantor a jornalistas, um dia depois da sua derrota surpreendente nas primárias para um membro do Tea Party, o professor de Economia Dave Brat.
A decisão lançou a corrida à liderança dos republicanos na Câmara dos Representantes, precisamente quando se estão a preparar as campanhas para as eleições para o Congresso, em novembro.
Pouco antes de se dirigir aos jornalistas, Cantor comunicou a sua decisão aos seus pares republicanos, numa reunião no Capitólio à porta fechada, na qual o presidente da Câmara, o republicano John Boehner, chegou a chorar quando fez o elogio do seu mais estreito colaborador.
Uma eleição para preencher o lugar vai decorrer em 19 de junho, disse o congressista Tim Huelskamp, que deseja a vitória de um conservador.
Cantor, o único judeu republicano no Congresso, já era visto como um conservador, mas a ala republicana de extrema-direita do Tea Party pretende deslocar a liderança ainda mais para a direita.
O vencedor de Cantor foi apoiado pelo Tea Party, que é contrário aos impostos e pretende um governo mínimo.
A derrota de Cantor foi considerada uma das maiores surpresas na história do Congresso dos EUA.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com