Mais um na corrida? Chris Christie prepara nova candidatura à Casa Branca
O antigo governador da Nova Jérsia concorreu em 2016, perdendo na corrida nas primárias que foi ganha por Donald Trump, e tem tentado sempre distanciar-se do antigo presidente - apesar de ter trabalhado para Trump na sua presidência.
© Getty Images
Mundo Eleições EUA
Foi rival de Trump, acabou por ajudá-lo a chegar à presidência, trabalhou na sua Casa Branca, afastou-se e, agora, é novamente seu adversário. Chris Christie, o carismático ex-governador da Nova Jérsia e um dos nomes mais conhecidos do Partido Republicano, estará perto de anunciar mais uma candidatura à presidência dos Estados Unidos da América, avançou esta terça-feira o New York Times.
Christie já terá criado um 'super PAC' (de 'Political action committee', uma organização criada por candidatos para recolhe donativos para as campanhas presidenciais), com proeminentes especialistas conservadores para o ajudar, e a imprensa norte-americana aponta o anúncio oficial para daqui a duas semanas.
Governador da Nova Jérsia entre 2010 e 2018. Christie tornou-se num dos rostos mais identificáveis dos republicanos, sendo sempre uma voz importante para o partido.
Em 2016, Chris Christie anunciou a sua aguardada campanha à Casa Branca mas, como muitos outros, bateu de frente na ascensão de Donald Trump e do seu populismo nacionalista ao topo da ideologia republicana. O candidato acabou por se retirar bem cedo da corrida, apoiou oficialmente Trump na sua eleição e chegou a trabalhar na Administração Trump como conselheiro.
A relação com o ex-presidente acabou quando Trump promoveu, em novembro de 2020, uma série de teorias da conspiração sobre fraude eleitoral, que mancharam o final do seu mandato e que resultaram no violento ataque ao Capitólio. Christie demarcou-se imediatamente de Trump e, desde então, tornou-se num feroz crítico.
O NYT explica que a candidatura do antigo governador revolverá na ideia de que Christie não terá receio de assumir os caminhos extremistas que o Partido Republicano tem traçado. Os seus espaços de comentário em televisão nacional, especialmente quando Donald Trump foi formalmente acusado de fraude, também se tornaram numa plataforma para Christie começar a ganhar apoio.
No entanto, apesar do entusiasmo na sua equipa, o novo candidato enfrentará várias dificuldades nas primárias republicanos, já que os dois principais candidatos, Donald Trump e Ron DeSantis, têm açambarcado todas as atenções.
.@Reuters/@Ipsos 2024 GOP Primary Poll:
— Aron Goldman (@ArgoJournal) May 17, 2023
Among Republicans
Donald Trump 49%
Ron DeSantis 19%
Mike Pence 5%
Nikki Haley 4%
Vivek Ramaswamy 4%
Liz Cheney 3%
Chris Christie 1%
Tim Scott 1%
Chris Sununu 1%
Glenn Youngkin 1%
Asa Hutchinson 0%
May 9-15, 2023https://t.co/d4n3gYcAca pic.twitter.com/5M458DA2tD
Do lado democrata, Joe Biden será novamente candidato e procurará ser reeleito para a Casa Branca. Biden, que tem 80 anos e terá 86 no final de um hipotético segundo mandato, não tem uma verdadeira oposição, com os únicos dois outros democratas na corrida - a escritora de livros de autoajuda Marianne Williamson, e o magnata Robert F. Kennedy Jr - a ficarem bem para trás nas sondagens.
Leia Também: Candidatura de DeSantis assusta Trump e pode baralhar sondagens
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com