O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, encontrou-se esta quinta-feira com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, mostrando-se "feliz" por "conversar com um verdadeiro amigo da Ucrânia", uma amizade que se tem prolongado no tempo com o apoio reiterado do Reino Unido ao país invadido pela Rússia.
"Fico sempre feliz em conversar com um verdadeiro amigo da Ucrânia, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, pois são encontros sempre muito significativos e com resultado poderoso para a nossa segurança comum", começou por dizer o líder ucraniano, numa publicação na rede social Twitter.
Zelensky agradeceu o recente envio de mísseis de longo alcance Storm Shadow, importantes para a defesa ucraniana, reiterando que são essas as "armas de que precisamos" e que "nos ajudam a vencer".
"Informei-o sobre a situação na linha de frente. Para proteger a nossa população e a infraestrutura civil, é necessário criar um 'escudo aéreo' sobre as cidades ucranianas", declarou.
Após as declarações de Sunak que a Ucrânia tem "lugar de direito" na NATO, Zelensky assumiu que ambos discutiram "a questão das expectativas da Ucrânia na cimeira" da organização, que se realiza em julho, em Vilnius.
"É importante receber um sinal claro sobre as perspectivas de adesão à Aliança, que será mais um fator motivador para as Forças Armadas da Ucrânia e para todo o povo", acrescentou, realçando o seu agradecimento pela "assistência prestada à Ucrânia" e pela "liderança na criação de uma coligação de tanques e aviação, em particular na prontidão para começar a treinar pilotos ucranianos".
I am always glad to talk with a true friend of Ukraine, Prime Minister of the United Kingdom @RishiSunak, for these are always very meaningful meetings with a powerful result for our common security!
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 1, 2023
Today, I noted the recent transfer of Storm Shadow long-range missiles to 🇺🇦.… pic.twitter.com/06rEN8YTEz
De recordar que o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou esta quinta-feira que o "lugar de direito da Ucrânia é na NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]" e que o seu país estará "por muitos anos" ao lado do país que foi cruelmente invadido pela Rússia.
"Concordo com o secretário-geral da NATO que o lugar de direito da Ucrânia é na NATO e também estamos a conversar com a Ucrânia agora para garantir que eles tenham todo o apoio de que precisam para uma contra ofensiva bem-sucedida", referiu o primeiro-ministro britânico em declarações aos jornalistas na Cimeira da Comunidade Política Europeia, que se realiza na Moldova.
Sunak reiterou estar "orgulhoso" do apoio constante e continuado do Reino Unido à Ucrânia, salientando que "estamos aqui para ficar" lado a lado com o povo ucraniano.
Leia Também: "Lado a lado". As imagens do encontro (e do abraço) de Costa e Zelensky