Se houvesse um prémio para o cão mais leal do mundo, Pampero era certamente dos concorrentes mais promissores a ganhá-lo. Todos os dias, independentemente do estado do tempo, ele vai com a dona até ao trabalho e espera que ela termine o turno para regressarem a casa. E quase todos os dias na companhia também de neve e gelo.
É que Pampero mora em Caviahue, uma povoação da Patagónia, a apenas quatro quilómetros da fronteira entre a Argentina e o Chile, onde os termómetros registam muitas vezes temperaturas abaixo de zero, o que faz com que o ato de amor deste cão ganhe uma dimensão ainda maior.
Conta o jornal italiano La Repubblica que Pampero é um cão dedicado desde que foi adotado. Há algum tempo que o cão vagueava, "esquelético e faminto" pelas ruas de Caviahue. Vendo que ninguém o ajudava, Candelaria Antonachi, empregada de limpeza de um hotel, resolveu adotá-lo.
Desde aí que Pampero espera oito horas por dia, pela sua amada companheira humana, sob a neve e os ventos impetuosos da Patagónia, deitado nas escadas de acesso ao hotel.
Leia Também: Cão emociona em funeral da dona ao aninhar-se junto ao caixão