Letónia acelera processo para construir a maior base da NATO no Báltico
A Letónia vai acelerar a legislação para a construção e funcionamento do que será o maior campo de formação militar dos países bálticos, a fim de acomodar contingentes da NATO, avançou hoje a ministra da Defesa, Inara Murniece.
© Getty Images
Mundo Inara Murniece
Em declarações à imprensa em Riga, Murniece adiantou que o Governo vai investir cerca de 38 milhões de euros para que a Zona de Treino Militar de Selonia, no sudeste do país, esteja operacional até 2025.
Com cerca de 26.600 hectares, a nova base terá quase o dobro do tamanho da base de Adazi, a norte de Riga, onde um grupo da NATO está atualmente implantado no país báltico.
Murniece manifestou a expectativa de que a legislação para acelerar a construção da nova base, que incluirá terrenos pertencentes a várias vilas e municípios, seja aprovada antes das férias de verão.
De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa, o governo letão designou a base de Selonia como "de importância nacional", o que simplificará e agilizará os processos de construção, incluindo a expropriação de cerca de 2.000 hectares de privados e entidades municipais.
O Ministério da Defesa afirmou ainda que o país báltico está à procura de "parceiros" para cofinanciar a construção da base.
Os três países bálticos pressionam a NATO no sentido de alargar a sua presença através da colocação permanente ou rotativa de um batalhão em cada um deles, um dos temas que serão discutidos na cimeira dos líderes a realizar no próximo mês em Vílnius, Lituânia.
A Estónia, por sua vez, está em processo de expansão da base de Nursipalu, no sudeste do país, para acomodar um número maior de tropas aliadas.
Leia Também: NATO. Vigilância aérea no Báltico terá base provisória na Letónia em 2024
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com