China e Tailândia anunciam fortalecimento de relações militares
Os governos da China e da Tailândia anunciaram o aumento da colaboração entre os dois países no campo da defesa, programando uma série de exercícios militares conjuntos.
© NOEL CELIS/AFP via Getty Images
Mundo Li Shangfu
O ministro da Defesa chinês, Li Shangfu, recebeu no sábado, em Pequim, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas tailandesas, Narongphan Jitkaewtae.
"A China está disposta a colaborar com a Tailândia para implementar os importantes acordos alcançados pelos líderes dos dois países e promover uma cooperação frutífera entre os dois exércitos", disse Li em declarações citadas pelo jornal 'South China Morning Post'.
O Presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro tailandês, Prayuth Chan Ocha, encontraram-se há sete meses por ocasião do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico, em Banguecoque.
Li enfatizou que este ano haverá manobras conjuntas, como as manobras 'Assault 2023' ou as manobras 'Peace and Friendship 2023'.
"Perante os desafios de segurança que afetam a região da Ásia-Pacífico, a China aspira manter conjuntamente a estabilidade regional com a Tailândia e garantir uma segurança duradoura na região" aproveitando o "ímpeto positivo" nas relações militares, explicou Li.
Por sua vez, Jitkaewtae destacou que a Tailândia "valoriza e apoia fortemente o importante papel da China na manutenção da segurança e estabilidade regional", disse o Ministério da Defesa chinês em comunicado.
Leia Também: Vídeo expõe manobra perigosa de navio chinês no Estreito de Taiwan
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com