Ataque de retaliação israelita deixa um palestiniano morto na Cisjordânia
Um palestiniano foi hoje assassinado em Turmusayya, informou o Ministério da Saúde da Palestina, após um ataque israelita naquela cidade na Cisjordânia ocupada em retaliação pela morte de um jovem na terça-feira.
© Reuters
Mundo Cisjordânia
"Um mártir chegou a Turmusayya (centro médico) depois de ser atingido por uma bala no peito", pode ler-se num comunicado do Ministério.
Cerca de 200 colonos israelitas atacaram a aldeia, incendiando casas e prédios e provocando ferimentos em várias pessoas, que tiveram de ser retiradas de ambulância.
O Ministério da Saúde palestiniano confirmou a morte de uma pessoa e a existência de várias pessoas feridas, que tiveram de ser hospitalizadas com ferimentos de bala.
O episódio de violência ocorreu logo após o funeral em Shilo, perto de Turmusayya, de um israelita de 17 anos que foi morto na terça-feira durante um ataque palestiniano contra quatro israelitas perto de um colonato em Eli.
Os dois atacantes palestinianos foram baleados, um no local do ataque, o outro após a fuga.
Hoje, o Governo israelita decidiu acelerar um projeto de construção de novas moradias em Eli.
"A nossa resposta ao terrorismo é atacar com força e construir o nosso país", pode ler-se num comunicado do gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, que ignorou os repetidos apelos da ONU para suspender a expansão dos colonatos judaicos na Cisjordânia.
A violência em Turmusayya aconteceu logo a seguir a outros ataques na noite de terça-feira realizados por uma centena de colonos um pouco mais a norte - em Huwara, perto de Nablus; em al-Lubban al-Sharqiya, perto de Eli; e em Beit Furik (norte).
O norte da Cisjordânia tem sido palco frequente de violência, com incursões militares israelitas que muitas vezes degeneram em confrontos mortais com residentes palestinianos.
Leia Também: Colonos israelitas incendeiam casas e carros de palestinianos na Cisjordânia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com