Inspeção a abrigos? Autarca de Kyiv fala em "campanha violenta" contra si
Em causa estão as inspeções a abrigos antiaéreos, ordenadas após a morte de três pessoas no início do mês.
© Andriy Zhyhaylo/Obozrevatel/Global Images Ukraine via Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
O autarca da cidade de Kyiv, Vitali Klitschko, acusou, esta quarta-feira, as autoridades ucranianas de levarem a cabo uma "campanha violenta para desacreditar as autoridades da capital" e a si.
Em causa estão as inspeções a abrigos antiaéreos, ordenadas pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após três pessoas terem morrido, no início do mês, por não terem conseguido proteger-se dos bombardeamentos russos uma vez que um abrigo encerrado em Kyiv se encontrava encerrado.
"Hoje há uma campanha violenta para desacreditar as autoridades da capital e a mim pessoalmente. Buscas sem fim que paralisam o trabalho dos serviços da cidade. Em tempos de guerra, eles trazem o caos para a gestão da capital", acusou o ex-campeão de boxe na plataforma Telegram.
Na nota, Klitschko disse ainda que as autoridades estão a tornar "o povo de Kyiv refém de uma situação de luta política". "Estão a destruir o autogoverno na capital e o sistema de suporte de vida da cidade, criando o caos em condições de guerra", acrescentou.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que mais de nove mil civis morreram e quase 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: Ucrânia. Reconstrução vai implicar dezenas de milhares de projetos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com