Democratas denunciam alegado papel de funcionários públicos em campanha
O Partido Democrático da Florida, da oposição nos EUA, apresentou uma queixa formal à Comissão de Ética e à Comissão de Eleições contra o gabinete do governador Ron DeSantis e três dos diretores por alegadas atividades na campanha de Desantis.
© Getty Images
Mundo EUA
Numa nota divulgada, o partido explica que a queixa, apresentada na quarta-feira, está relacionada com denúncias veiculadas pela imprensa, segundo as quais as autoridades do Estado da Florida solicitaram contribuições de lobistas e legisladores para a campanha de Ron DeSantis, governador e também candidato à presidência republicana nas primárias, para concorrer às eleições presidenciais de 2024.
As queixas apresentadas pela presidente do Partido Democrata, Nikki Fried, são por "abuso de poder" contra a equipa executiva do governador Ron DeSantis, o chefe de gabinete James Uthmeier, a diretora de assuntos legislativos Stephanie Kopelousos e o diretor de política e orçamento Chris Spencer.
Na nota, o partido destaca que "o povo da Florida merece decisões rápidas e justas de ambas as comissões" e que as denúncias da imprensa representam uma grave violação da lei e da ética do estado.
"Se forem verdadeiras [as denúncias], são mais um exemplo de Ron (DeSantis) abusando do seu cargo público para benefício pessoal" adianta, lembrando que os funcionários públicos são contratados para servir ao povo da Florida e "não para encher os bolsos de Ron".
Ron DeSantis, em 2022 reeleito para um segundo mandato como governador, aparece em segundo lugar nas sondagens de intenção de voto para as primárias, atrás do ex-presidente Donald Trump.
Leia Também: DeSantis desafia governador da Califórnia a enfrentar Biden nas primárias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com